4 princípios fundamentais para o Novo Ensino Médio – e a garantia de direitos dos estudantes

Você está acompanhando nas redes sociais e na imprensa os debates sobre o futuro do Novo Ensino Médio? Em abril deste ano, o Ministério da Educação lançou uma consulta pública sobre o novo modelo proposto para a etapa, com o intuito de receber contribuições da sociedade civil e da comunidade escolar para subsidiar as decisões do governo. …

Veja mais

Relatório traz informações sobre a atuação do Movimento pela Base em 2022

O novo Relatório Anual do Movimento pela Base procura retratar a importância do trabalho em parceria e da articulação de diversos profissionais para os avanços da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio. O documento mostra as ações de 2022 do Movimento realizadas pelas equipes de advocacy, articulação, comunicação e …

Veja mais

Movimento pela Base completa 10 anos!

28 de abril, Dia da Educação, é data imensamente significativa para todos que se dedicam a construir uma escola melhor para todas as crianças e jovens brasileiros. Mas este ano, a data é ainda mais importante para nós do Movimento pela Base, porque em abril de 2023 comemoramos 10 anos. Sim, uma década completa! Durante …

Veja mais

Depoimentos de profissionais da educação sobre Movimento pela Base

O Relatório Anual do Movimento pela Base sobre as ações 2022 traz os destaques do ano e depoimentos de quem trabalha pela educação conosco. Acesse este link e saiba mais! A seguir, veja duas entrevistas feitas com parceiros essenciais para a implementação da BNCC. Trechos desses textos constam no Relatório Anual, mas aqui você confere …

Veja mais

Relatório Anual 2021 Movimento pela Base

Com muito orgulho e alegria, compartilhamos com você nosso Relatório Anual de 2021. Nele, apresentamos mais do que as principais conquistas da nossa organização: apresentamos os principais avanços da causa. 2021 foi um ano desafiador e ninguém passou ileso. A educação continuou sofrendo os impactos da suspensão das atividades presenciais, que reverberaram na aprendizagem dos estudantes e …

Veja mais

Movimento pela Base: a mobilização de atores e ideias para a construção da Base Nacional Comum Curricular

Em 2022, a Fundação Lemann inicia os registros da série “Casos de Impacto Social”. Com apoio de pesquisadores, a série tem o objetivo de sistematizar e compartilhar práticas e aprendizados da atuação da sociedade civil para a superação de desafios públicos na última década. O primeiro dos materiais é sobre o Movimento pela Base, conforme você encontra neste link. …

Veja mais

Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma modalidade de ensino criada para atender aqueles que não puderam cursar a educação básica na idade considerada adequada e favorece que o direito à educação de qualidade seja garantido para todos. Porém, muitos são os desafios enfrentados para garantir que a modalidade ofereça educação de qualidade. …

Veja mais