Novo Ensino Médio | Educação Infantil | Ensino Fundamental

Relatório Anual 2021 Movimento pela Base

Relatório anual 2021 do Movimento pela Base

Com muito orgulho e alegria, compartilhamos com você nosso Relatório Anual de 2021. Nele, apresentamos mais do que as principais conquistas da nossa organização: apresentamos os principais avanços da causa.

2021 foi um ano desafiador e ninguém passou ileso. A educação continuou sofrendo os impactos da suspensão das atividades presenciais, que reverberaram na aprendizagem dos estudantes e na rotina de professores e gestores. Nesse segundo ano de pandemia, persistiram as dúvidas sanitárias, os riscos à saúde física e as pressões ao equilíbrio mental.  Ainda assim, a implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio encontrou seu próprio caminho, graças aos esforços incansáveis de secretarias, gestores escolares e professores.

As redes de ensino revisaram seus currículos alinhados à BNCC – saltamos de cerca de 1.400 municípios com currículos alinhados, em março de 2020, para mais de 5.400 em dezembro de 2021! – e puderam iniciar uma mudança de cultura e de práticas pedagógicas localmente.

Com o Novo Ensino Médio, renovamos nosso compromisso de apoiar as redes estaduais, somando esforços para dar visibilidade às evidências sobre o andamento da implementação, identificar as maiores necessidades das redes e viabilizar apoios concretos no trabalho de secretários de educação, conselhos de educação e demais envolvidos.

E, como equipe, buscamos novas formas de trabalhar, fortalecendo a atuação de gestores e técnicos da educação com diagnósticos, monitoramento, parcerias especializadas, estudos e materiais para as tomadas de decisão.

Com esse balanço de nossas ações e avanços em 2021, renovamos nosso compromisso com a causa e seguimos cheios de entusiasmo, trabalhando para tornar a BNCC e o Novo Ensino Médio realidade em todas as escolas do Brasil.

Vamos juntos?

Boa leitura!