Educação Infantil | Ensino Fundamental | Novo Ensino Médio | Políticas Nacionais

Relatório traz informações sobre a atuação do Movimento pela Base em 2022

O novo Relatório Anual do Movimento pela Base procura retratar a importância do trabalho em parceria e da articulação de diversos profissionais para os avanços da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio.

O documento mostra as ações de 2022 do Movimento realizadas pelas equipes de advocacy, articulação, comunicação e monitoramento de dados. Entre os resultados alcançados, é possível ver o desenvolvimento de fichas de apoio ao professor para a recomposição das aprendizagens e o esforço para que as defasagens trazidas pela pandemia fossem superadas; as pesquisas sobre percepção de professores sobre a coerência educacional e a atenção para os resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Com 40 páginas, leitura simples, diagramação fluida e bastante ilustrado, o Relatório também traz uma linha do tempo desde 2013 sobre a BNCC, o Novo Ensino Médio e a atuação do Movimento. Há constante valorização das cerca 70 pessoas e instituições que fazem parte da rede de parceiros, com depoimentos de alguns deles, como Maria Helena Guimarães de Castro (presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional/Abave) e Elaine Noeli Elsenbach (Embaixadora da BNCC e técnica da secretaria municipal de educação de Canarana/MT).

Também há um atento olhar para o futuro, mostrando que o plano estratégico criado para os próximos cinco anos está em andamento e celebrando a chegada, já em 2023, dos 10 anos de criação do Movimento pela Base.

 

Para baixar o Relatório Anual de 2022, clique aqui. 

Veja o documento sobre o trabalho feito pelo Movimento pela Base em 2021.