Educação Infantil | Ensino Fundamental | Novo Ensino Médio | Políticas Nacionais

Movimento pela Base completa 10 anos!

28 de abril, Dia da Educação, é data imensamente significativa para todos que se dedicam a construir uma escola melhor para todas as crianças e jovens brasileiros. Mas este ano, a data é ainda mais importante para nós do Movimento pela Base, porque em abril de 2023 comemoramos 10 anos. Sim, uma década completa!

Durante toda a trajetória até aqui, nos questionamos com frequência sobre nosso propósito de existir e sobre o que guia nossas ações. Qual é a educação que sonhamos? Que tipo de escola imaginamos para nossas crianças e jovens? Qual é o sentido da aprendizagem e que tipo de pessoas esperamos formar?

E neste dia da Educação, convidamos você a fazer o mesmo. Sim, você que é professor, técnico de secretaria, gestor escolar… Você que trabalha e se dedica dia a dia, de forma direta ou indireta à aprendizagem: como é a educação dos sonhos para você?

A educação que nos inspira a trabalhar todos os dias é uma educação que faz mais sentido. Que oferece mais protagonismo a crianças e jovens, colocando os estudantes no centro do processo de ensino e aprendizagem. É uma educação que cresce em qualidade e promove equidade, diminuindo as diferenças entre a escola pública e a particular, a cidade e o campo, a cor da pele.

E acreditamos que o caminho que leva a essa aprendizagem mais significativa é a BNCC, a Base Nacional Comum Curricular. Sozinha, ela é apenas um documento. Mas quando colocada em prática, sendo referência para currículos, e para as ações de secretarias, gestores escolares e professores, a BNCC se torna um grande farol que indica onde crianças e jovens devem chegar.

Completamos nossa primeira década renovando nosso propósito no trabalho contínuo, colaborativo e incansável pela educação. E, a partir de agora, você vai acompanhar nas nossas redes uma série de posts e eventos especiais para comemorar os nossos (primeiros) 10 anos!

Por enquanto, convidamos você a conhecer alguns materiais para ajudar a colocar em prática a educação que sonhamos:

 

E tem mais:

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

COMPETÊNCIAS GERAIS

EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

“GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC”

Esperamos continuar trabalhando por essa educação que sonhamos pelo menos durante os próximos 10 anos. Sempre caminhando ao lado daqueles que fazem a aprendizagem acontecer no dia a dia das escolas de todo o Brasil.

Vamos juntos?