Educação Infantil | Ensino Fundamental | Novo Ensino Médio | Políticas Nacionais

Depoimentos de profissionais da educação sobre Movimento pela Base

O Relatório Anual do Movimento pela Base sobre as ações 2022 traz os destaques do ano e depoimentos de quem trabalha pela educação conosco. Acesse este link e saiba mais!

A seguir, veja duas entrevistas feitas com parceiros essenciais para a implementação da BNCC. Trechos desses textos constam no Relatório Anual, mas aqui você confere seus depoimentos na íntegra:

Luiz Miguel Martins Garcia (Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/Undime, e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP):

“No ano de 2022 o trabalho de mobilização das Secretarias Municipais de Educação e da própria Undime, no que diz respeito à implementação da Base, passou sobretudo pela indicação da BNCC como referência na identificação das defasagens e para construir o processo de recomposição e recuperação das aprendizagens tendo na Base esse referencial contínuo e que é o elemento fundamental nesse processo de retomada pós pandemia. Também ressalto um processo muito intenso, feito pela Undime nos quatro últimos anos, para garantir que a BNCC fosse a referência para a construção de políticas educacionais. Para os próximos anos, temos um desafio que foi trabalhado parcialmente, de fazer o processo de reorganização dos currículos até que a gente possa ter, por meio das avaliações, a verificação que os estudantes estão com o processo de aprendizagem condizente com aquilo que a Base registra como seu direito para pleno exercício da cidadania. A Base Nacional Comum Curricular é, foi e sempre será o farol da garantia do direito de aprendizagem para os estudantes brasileiros.” 

Arigésica Andrade Moura (Embaixadora da BNCC, Articuladora Local do Programa de Formação para (Re) elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos nas Escolas dos Municípios Baianos – UNDIME/BA, Coordenadora Pedagógica, Mestre em Educação/UEFS):

“Usando a metáfora do catavento, utilizada pela UNDIME/BA em seu Programa de Formação, ouso dizer que o Movimento pela Base é como um catavento que, no decorrer do ano, soprou bons ventos de todas as regiões da Bahia para todos os seus cantos.

Em maio entramos nesta ciranda de cataventos. Digo entramos, porque não fui apenas eu. Como nos diz, poeticamente, Ana Mumbuca, “sou um pedacinho de muitos”. Comigo vieram meu município, meu Território, meu Estado. Eu representava uma Coletividade. Uma ciranda se faz no Coletivo e em contínuo movimento. Era preciso girar.

Assim, enquanto Embaixadora da BNCC, cirandei! Cirandamos! Encontros formativos, rodas de conversa, acompanhamento do trabalho desenvolvido pela rede, roda de experiências, entre tantas outras ações, a fim de cumprir mais um compromisso: a (re) elaboração dos PPP’s das unidades escolares. Novo passo para a implementação da BNCC.

Neste processo, o Programa da UNDIME/BA foi o vento que impulsionou cada ação, o Movimento pela Base soprou saberes da ciência e da experiência, agregando nossa formação. E agora, olhando para o trabalho realizado, vemos um belo mosaico em nosso Território, na Bahia como um todo. Uns com este trabalho concluído, outros (como em Quijingue), em processo.

O catavento continua girando. Que bons ventos nos guiem nessa linda tarefa de prosseguir na semeadura, na partilha de saberes, em prol de uma educação de qualidade. Avante, Movimento pela Base! Vamos cirandar!”