+

06/09/2019

Como comunicar e engajar para a implementação da BNCC

Ferramentas construídas por assessores de comunicação das redes podem ser utilizadas e adaptadas por secretarias e escolas municipais e estaduais

A comunicação e o engajamento de todos os atores das redes educacionais é fundamental para o sucesso da implementação da Base Nacional Comum Curricular e dos novos currículos. Informar sobre o andamento do processo e mobilizar secretarias, gestores escolares, professores, alunos e a sociedade não apenas legitima as decisões e ações, como as torna mais viáveis e compatíveis com a realidade de cada um.

Por isso, o Movimento pela Base apoia a Frente de Comunicação e Engajamento do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação, o Consed, que juntamente com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a Undime, priorizou esse tema na Agenda da Aprendizagem.

A Frente de Comunicação e Engajamento conduz uma formação dos assessores de comunicação das redes voltada para a implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio em regime de colaboração. Estão programados dois encontros presenciais. O primeiro aconteceu em São Paulo, em junho deste ano, e os participantes puderam debater os desafios da comunicação e engajamento dentro de suas redes. A partir daí, construíram coletivamente algumas ferramentas de comunicação para apoiar a disseminação de informações e a mobilização de alunos, professores e secretarias dos municípios e estados. 

As ferramentas podem ser acessadas abaixo e utilizadas livremente por secretarias e escolas – além de serem adaptáveis à realidades locais. Confira! 

Confira estratégias de comunicação para combater informações desencontradas e boatos sobre a política pública e colocar todo mundo na mesma página.

Saiba como apoiar as redes de educação a engajar diferentes públicos na construção do Dia D nas escolas