Novidades sobre a Base

09/12/2015

Últimos dias para participar da Consulta Pública do MEC sobre a Base

Até 15 de dezembro o MEC irá receber as primeiras sugestões de cidadãos, escolas e instituições interessados em contribuir na redação do texto da Base Nacional Comum Curricular, que é um marco importante rumo à garantia de uma educação que ofereça oportunidades iguais para todos os alunos do Brasil. Depois do dia 15, quando se encerra o primeiro ciclo de contribuições, a consulta pública continua aberta no Portal da Base Nacional Comum do MEC até março de 2016.

A Base Nacional Comum Curricular está prevista no Plano Nacional de Educação e deve determinar os conhecimentos e as habilidades essenciais que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender, em cada ano da Educação Básica. Assim, todas as escolas públicas e particulares do Brasil terão uma base nacional para elaborar seus currículos, dando oportunidades iguais a todos e contribuindo para uma educação de qualidade. Ela está sendo construída por professores e gestores estaduais e municipais.

O Movimento Pela Base Nacional Comum, um grupo não governamental que apoia a causa, formado por pessoas e organizações com longo histórico de atuação na área da Educação, acredita que a participação de todos na consulta pública pode ajudar a melhorar o conteúdo e a qualidade do documento. Por isso, o movimento produz materiais de apoio para redes, escolas e professores organizarem mobilizações e fazer a leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular.

Para saber mais, acesse a página do Movimento: movimentopelabase.org.brSaber onde se quer chegar, ajuda a caminhar.

Perguntas e respostas.

Veja as dúvidas frequentes sobre a Base Nacional Comum.

DÚVIDAS FREQUENTES