6 de março foi escolhido pelo Ministério da Educação como o Dia D: um dia nacional de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular. Nessa data, secretarias, escolas, gestores e professores de todo país serão convidados a se debruçar sobre a BNCC para entender por que ela é tão importante, como foi construída, de que forma está estruturada e como vai impactar o dia a dia em sala de aula.
Para apoiar as discussões, o MEC elaborou um roteiro de atividades, com sugestões de dinâmicas e apresentações, que pode ser facilmente adotado por secretarias e escolas.
Depois de sua aprovação, no dia 20 de dezembro de 2017, a BNCC se tornou referência obrigatória para todos os currículos de escolas públicas e particulares do Brasil. Mas para que se torne uma realidade nas salas de aula, é preciso que gestores, professores e pais não só compreendam as propostas trazidas por esse documento, como se mobilizem para colocá-las em prática.
A BNCC determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. Por isso, compreendê-la é fundamental para que as redes a (re)elaborem os currículos, as escolas adequem seus PPPs e os professores construam os planos de aula se adequando a essas novas diretrizes da educação.
Para ajudar nesse processo, o Movimento Pela Base produziu uma série de vídeos que ajudam a entender os princípios que regem a BNCC e quais as mudanças que o documento propõe para cada componente. Confira:
Qual é o papel da BNCC
Confira a versão navegável da BNCC
Confira os vídeos da Área de Linguagens
Confira o vídeo da Área de Matemática
Confira o vídeo da Área de Ciências da Natureza
Confira os vídeos da Área de Ciências Humanas
Competências Gerais – Entenda a fundo as 10 Competências Gerais e como elas progridem ao longo dos anos escolares
Guia de Implementação da BNCC – Como preparar as secretarias para a Implementação
Confira vídeos curtos sobre a BNCC