+

01/03/2018

Implementação da BNCC

Competências Gerais da BNCC

A BNCC tem como fio condutor 10 Competências Gerais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, ou seja, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Essas competências visam assegurar aos alunos uma formação humana integral e, por isso, não constituem um componente em si. Não há uma aula específica para trabalhá-las. Ao contrário: elas devem ser tratadas de forma transdiciplinar, pulverizadas por todos os componentes.

Entenda o que são as Competências Gerais:

Na BNCC, cada Competências Geral é definida como ” a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Para ajudar escolas e professores a inseri-las nos currículos, nas práticas pedagógicas, nos materiais didáticos e também em processos de avaliação, um Guia da Base dedicado às Competências Gerais foi produzido pela Nova Escola.

Além disso, o Movimento Pela Base preparou, em parceria com a organização  Center for Curriculum Redesign, a publicação “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”. Com orientações técnicas que trazem boas referências, o documento ajuda a definir alguns marcos, que permitem acompanhar a progressão das competências ao longo dos anos escolares e saber como elas evoluem.

Clique aqui para baixar o documento.

Além disso, o Movimento Pela Base também produziu a série As Competências Gerais no currículo. São 10 vídeos explicando como inserir e trabalhar cada uma das competências gerais nos documentos curriculares. Indicando com que áreas do conhecimento cada uma delas está mais intimamente relacionada, trazendo exemplos de práticas pedagógicas e de que habilidades devem ser inseridas nos currículos, é possível ter uma visão mais concreta de como as competências gerais vão estar presentes na formação dos alunos.

Assista aos vídeos – As Competências Gerais no currículo