Ensino Médio: a BNCC é homologada

 

Nesta sexta-feira (14/12), a parte do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo Ministro da Educação, Rossieli Soares. A solenidade aconteceu no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília (DF), e contou com a presença de autoridades como o presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi, a Secretária de Educação Básica, Kátia Smole, o Secretário Executivo do Ministério da Educação, Henrique Sartori, e o presidente da Comissão da BNCC no CNE, Eduardo Deschamps.

“Levou 30 anos para que chegássemos a uma Base da Educação Básica. (…) Esta base incorporou mais de 4 mil contribuições feitas por meio da consultas públicas, de inúmeras escutas feitas de alunos e entidades. Talvez não seja um texto perfeito, mas é um texto robusto e que daqui a um tempo vai ser revisto. (…) Estamos no caminho de uma educação que agora diz claramente o que se espera que os alunos aprendam ao longo da Educação Básica”, declarou a secretária Kátia Smole, durante a apresentação do documento.

O texto do Ensino Médio havia sido homologado pelo CNE na semana anterior, com 18 votos favoráveis e duas abstenções, depois de passar por um período de consultas públicas, de abril a setembro deste ano.

Com a aprovação do texto, o objetivo de estabelecer uma base comum para toda a Educação Básica, da etapa da Educação Infantil ao Ensino Médio, finalmente se concretiza. Ainda assim, o maior desafio para que a BNCC seja efetivada ainda está por vir: a implementação. Serão necessárias diretrizes claras e realizar um trabalho cuidadoso de elaboração dos currículos, com envolvimento de todos – das secretarias aos professores – para garantir a equidade e vencer os desafios dessa etapa.

Junto com o aprovação do texto, o Ministério da Educação também lançou o Guia de Implementação do Ensino Médio, que traz orientações para a construção de uma nova estrutura para esta etapa do ensino, e um site dedicado ao Novo Ensino Médio. 

Confira aqui a BNCC da Educação Básica completa