BNCC do Ensino Médio é aprovada pelo CNE

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira (4) o parecer favorável à resolução normativa da parte do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram 18 votos a favor e 2 abstenções. Agora, os documentos seguem para homologação do Ministério da Educação (MEC).

O texto do Ensino Médio foi entregue pelo MEC ao CNE em abril. Essa versão foi melhorada a partir de leituras críticas e sugestões de toda a sociedade, coletadas pelo CNE entre maio e setembro.  A BNCC determina quais são as aprendizagens essenciais e comuns a todos os alunos para toda a Educação Básica.

O Movimento pela Base reconhece a aprovação como mais um passo importante para a construção da BNCC como política de Estado, em um processo em que o texto foi aprimorado a partir de sugestões e leituras críticas coletadas pelo CNE.

Implementar a parte do Ensino Médio da BNCC com qualidade e equidade será o desafio. Na construção e implementação dos novos currículos, a atenção se voltará, por exemplo, para como organizar a progressão das aprendizagens e como equilibrar a parte comum com a flexível (os itinerários formativos determinados pela lei do Novo Ensino Médio).