8 entre 10 professores percebem efeitos positivos da Base Nacional Comum Curricular no alinhamento de políticas educacionais

Realizado em todas as regiões do país, estudo aponta onde estão os principais avanços e gargalos para que as principais políticas de apoio à aprendizagem sejam alinhadas à BNCC Oito em cada dez professores (78,4%) percebem coerência educacional total ou parcial entre os elementos pedagógicos de suas escolas e os novos currículos desenvolvidos a partir …

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“O Senado deve aprovar o projeto que prevê o ensino domiciliar? NÃO Convívio escolar é tão importante quanto o aprendizado na formação pessoal”

O projeto de lei que regulamenta o ensino domiciliar no Brasil (PL 3179/12), aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 18 de maio, não é apenas inadequado. Ele representa risco ao direito a uma educação integral de crianças e jovens brasileiros. A regulamentação do ensino domiciliar (ou homeschooling) enfraquece pilares fundamentais de uma educação …

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Ensino domiciliar limita aprendizagem e desvaloriza conhecimento científico, avalia especialista

O ensino domiciliar voltou a ganhar os holofotes após a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados. A proposta visa a regulamentação desse modelo de educação, mais conhecido como ”homeschooling”. O texto foi aprovado pela Câmara Federal na última quarta-feira (18) e está entre as prioridades do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso, e agora …

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“A quem interessa o ensino domiciliar? Se aprender é mais do que assimilar conhecimentos, é ampliar horizontes, como pensar na formação de crianças e jovens em ensino domiciliar?”

Não há tema na área de educação que não tenha sido debatido incansavelmente por educadores, sociólogos, filósofos e demais especialistas do pensamento humano. Nesse sadio embate de ideias, discussões sobre as melhores formas de aprender e ensinar, organização de currículos, participação da família na aprendizagem ou importância do ambiente de estudo são vistos sob diversas …

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Ensino domiciliar favorece individualidade e liberdade acadêmica, dizem defensores

Para entidades especializadas em educação, o ensino domiciliar é uma medida equivocada e “fora do tempo”. É o que diz a ONG Todos Pela Educação que, em nota publicada no site, afirma que educar crianças sob a responsabilidade da família costuma ser defendida por quem afirma que “é um direito dos pais escolherem a educação …

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