Aulas de filosofia e sociologia no ensino médio variam por estado

Matéria do jornal O Globo destaca a carga horária das aulas de Sociologia e Filosofia no ensino médio, que tem gerado críticas de estudantes, professores e especialistas em educação. O gerente de articulação do Movimento pela Base, João Paulo Cêpa, contribuiu para o debate e afirmou: Sociologia e Filosofia são a base para entender o …

Veja mais

ENEM e defasagens de aprendizagem: Movimento pela Base participa de reportagem no Jornal Hoje

A duas semanas do ENEM 2023, os estudantes estão na reta final dos preparativos para o exame, que é porta de entrada para o ensino superior. No Rio de Janeiro, alunos da rede pública fazem aulas de reforço pelo projeto Foco no ENEM, dedicando-se à revisão de conteúdos e produção de redações.  No entanto, o …

Veja mais

Como tornar uma escola mais inclusiva e contribuir no combate ao racismo?

Reportagem do Estadão aponta que 71% dos municípios negligenciam lei que obriga o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira; especialistas afirmam que legislação pode contribuir para assegurar direitos. Leia artigo completo aqui. …

Veja mais

Movimento Pela Base comemora 10 anos com reflexão sobre a educação que sonhamos

Jornal Fluminense destaca  lançamento da campanha comemorativa dos 10 anos do Movimento pela Base. Reportagem evidencia o papel do Movimento Pela Base, como uma rede não governamental e apartidária de pessoas e instituições que se dedicam a apoiar a construção e implementação de qualidade da BNCC e do Novo Ensino Médio.  Neste ano a instituição celebra …

Veja mais

Movimento pela Base promove debate sobre a relação entre violência nas escolas e cultura digital

Debate sobre a relação entre violência nas escolas e cultura digital, promovido pelo Movimento pela Base, foi destaque no site da Rede Mult. Leia aqui o artigo completo. …

Veja mais

MEC deve suspender cronograma de implementação do Novo Ensino Médio; entenda o que está em jogo

Reportagem do G1 analisa modelo vigente há dois anos, que promove mudanças na grade curricular e estabelece a oferta de disciplinas optativas em todas as escolas do país. Alvo de críticas por falhas na implantação, especialistas defendem debate dos ajustes necessários, em vez de simplesmente revogar o projeto. O Ministério da Educação (MEC) deve suspender …

Veja mais

Por que estudantes estão protestando contra o Novo Ensino Médio?

Os debates acerca do novo Ensino Médio envolvem estudantes e toda a comunidade escolar. Muitas são as dúvidas e, um dos pontos questionados pelos estudantes é o fato de que as mudanças podem gerar ainda mais sobrecarga aos professores. Isso porque, os profissionais da educação não tem, necessariamente, formação para lecionar as novas aulas. A …

Veja mais

Novo ensino médio pode dar certo, se houver investimento adequado

Em artigo para o portal G1, a diretora de articulação do Movimento pela Base, Alice Ribeiro, expressa a posição do Instituto, que acredita que o novo ensino médio pode dar certo se houver o investimento adequado. “É importante que se acompanhe isso de perto por muito tempo, com dados e evidências muito concretos. Isso é …

Veja mais

Os desafios das escolas na recomposição das aprendizagens perdidas com a pandemia

João Paulo Cêpa, gerente de Articulação e Advocacy do Movimento pela  Base foi o convidado da do LIVE Tribuna ON, do  portal Tribuna do Recôncavo e falou sobre os 5 grandes desafios das escolas na recomposição de aprendizagem perdida com a pandemia. Assista aqui ao vídeo completo.  …

Veja mais

Ensino domiciliar inviabiliza a proposta de educação integral da BNCC

Lamentamos a aprovação pela Câmara dos Deputados da regulamentação do ensino domiciliar no Brasil, prática conhecida como homeschooling, e que tem, atualmente, a adesão de cerca de 7,5 mil famílias, de acordo com a Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned). Acreditamos que o ensino domiciliar fere a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças e …

Veja mais