Ensino Fundamental

Por que a reforma do Saeb é crucial e urgente

O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) é o principal instrumento de monitoramento da educação básica brasileira. É uma avaliação de larga escala, composta por um conjunto de testes e questionários realizados a cada dois anos na rede pública e em caráter amostral na rede privada, que permite ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) avaliar a qualidade da educação básica. O resultado oferece subsídios para elaborar, monitorar e melhorar as políticas educacionais com base em evidências. Os resultados do Saeb também ajudam a compor o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um importante indicador do fluxo e da qualidade da aprendizagem.

Realizado desde a década de 1990, o Saeb foi um sucesso na sua implementação. Mas, depois de mais de 30 anos de sua criação, precisa ser revisto urgentemente, alinhando-se aos novos contornos da educação brasileira e aos desafios do nosso tempo. No relatório “O que é urgente e crucial na reforma do Saeb?” trago o debate mais atual sobre esse tema. Produzido com o apoio do Movimento pela Base (rede não governamental e apartidária de pessoas e instituições, que desde 2013 se dedica a apoiar a construção e implementação de qualidade da BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, aprovada em 2017, e do Novo Ensino Médio, aprovado em 2018), o documento apresenta pontos-chave para a atualização do Saeb, organizados com base na escuta de especialistas em educação, entre eles, alguns dos principais nomes de avaliação do Brasil, e pesquisas nacionais e internacionais.

Acesse a matéria completa escrita por Alice Ribeiro, Diretora de Articulação do Movimento pela Base, no site do jornal digital “Nexo”.