Novo Ensino Médio

Podcast mostra professores confusos e alunos inseguros com novo ensino médio

Aprovado em 2017 e obrigatório em todas as redes estaduais até 2024, o novo modelo prevê um aprofundamento em eixos temáticos das áreas de exatas, biológicas ou humanas, a serem escolhidos pelos alunos. Como essas disciplinas são ofertadas e quando os alunos fazem a opção, varia estado para estado, que criaram seus próprios currículos de referência.

Há uma insegurança entre alunos de que o foco em algumas disciplinas deixe lacunas de aprendizado que podem prejudicá-los no Enem e na maioria dos vestibulares, que continuam exigindo as disciplinas tradicionais. O Ministério da Educação planeja alinhar o Enem ao novo ensino médio até 2024.

Os especialistas Fernando Cassio, professor de políticas educacionais na Universidade Federal do ABC; João Paulo Cêpa, gerente de Articulação e Advocacy do Movimento pela Base e Vitor de Ângelo, presidente do Consed, discutem se o novo ensino médio traz mudanças positivas para a escola pública e de que forma os erros percebidos ao longo do processo podem ser corrigidos.

Leia a matéria completa disponível no site da “Folha de São Paulo”. Disponível também o podcast.