Políticas Nacionais | Educação Infantil | Ensino Fundamental | Novo Ensino Médio

Educação em 2022: 94% das redes municipais iniciam processo para criação de um novo currículo

No ano em que todas as escolas brasileiras precisam ter seus currículos reestruturados a partir da BNCC, a Lumiar promove o LumiTalks, iniciativa inédita para debater temas relevantes da educação

O ano de 2022 está sendo marcado por desafios na educação. O fechamento das escolas durante a pandemia afetou a implementação dos novos currículos estruturados a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), previsto pela LDB de 1996 e iniciado em 2017 pela Educação Infantil. Segundo dados do “Movimento pela Base” (MPB), 94% das redes municipais de ensino iniciaram o processo de adequação curricular da BNCC neste ano. Um dos documentos escolares que utilizam a BNCC é o Projeto Político Pedagógico (PPP), documento de construção coletiva que define objetivos, diretrizes e ações da educação em cada escola, com a participação da comunidade.

No ano em que todas as escolas do país, públicas e privadas, precisam se adequar à BNCC até o Ensino Médio, a Lumiar promove uma iniciativa inédita para oportunizar discussões e reflexões sobre temas relevantes para a educação, a LumiTalks. A primeira edição do encontro tratará do tema “A importância do currículo baseado em competências e habilidades”. O evento acontecerá no dia 21 de setembro, às 19h, na Escola Lumiar Pinheiros, e será transmitido simultaneamente no YouTube.

Leia o texto completo no site Sala da Notícia.