Ensino Fundamental

Educação brasileira regrediu até sete anos apontam resultados do Saeb

Médias de português e matemática do 5° ano do fundamental retrocederam a valores de 2015, segundo análise do Movimento Pela Base

Em dois anos, a aprendizagem de crianças e adolescentes brasileiros em áreas como matemática e língua portuguesa regrediu a patamares de 2015. O problema causou maior impacto aos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, etapa essencial para a formação dos estudantes, e o cenário é reflexo direto da pandemia de Covid-19.

Essas são algumas conclusões de análises dos resultados do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) realizadas pelo Movimento Pela Base, rede não governamental e apartidária de pessoas e instituições que apoiam a construção e implementação de qualidade da BNCC e do Novo Ensino Médio. O Saeb vem acompanhando há quase 30 anos o desempenho dos alunos brasileiros e serve de base para compor o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

“O Saeb nos mostrou que a Covid-19 teve enorme impacto na educação dos brasileiros. Agora, é importante implementar ações pedagógicas para recuperar essas aprendizagens, principalmente porque os dados mostram uma regressão ainda mais acentuada no primeiro ciclo do ensino fundamental”, afirma Alice Andrés Ribeiro, diretora de articulação do Movimento Pela Base.

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