Ensino Fundamental | Educação Infantil

Continuum curricular favorece recomposição e avanço de aprendizagens

Três pilares

João Paulo Cêpa, gerente de articulação e advocacy do Movimento pela Base, que apóia a construção e implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, diz que há três pilares fundamentais para a garantir a construção estruturada do continuum curricular pelas redes de ensino a fim de orientar o trabalho dos professores:

1. Currículo alinhado à BNCC: com base no documento, é preciso identificar as habilidades mais estratégicas para realizar um processo de aceleração das aprendizagens;

2. Avaliação e monitoramento: para que o currículo contínuo funcione bem, avaliações diagnósticas devem ser realizadas com frequência, a fim de reajustar as estratégias;

3. Ação: depois de priorizar habilidades e avaliar os estudantes, as redes de ensino precisam agir, estruturando intervenções pedagógicas com bases nos resultados e criando estratégias personalizadas.

“As redes que estão estruturando seus sistemas pensando nesses três pilares têm obtido resultados mais efetivos”, observa o gerente. Ele aponta que, para que o continuum curricular funcione bem, é necessário que haja uma comunicação direta entre redes de ensino e escolas. Nesse sentido, é papel da Secretaria de Educação tomar decisões estratégicas, realizar avaliações diagnósticas e promover formações de professores que abordem instrumentos, metodologias e materiais que ajudem na recomposição das aprendizagens.

Confira matéria completa no site da “Nova Escola”.