Seminário celebra os 2 anos da BNCC para a Educação Básica

Para comemorar dois anos da aprovação da BNCC, que é atualmente uma das principais políticas públicas públicas para melhorar a qualidade da educação no Brasil, o Movimento pela Base vai realizar, no dia 08 de dezembro, o Seminário 2 anos da BNCC da Educação Básica. O evento será online e aberto ao público. Para participar, é só se inscrever aqui.

O propósito do seminário é dar visibilidade para o avanço da BNCC e do Novo Ensino Médio. Além de uma retrospectiva, serão mostrados dados e contadas histórias de como a implementação está acontecendo atualmente nas redes – inclusive neste ano de pandemia. Por fim, um debate sobre a futura e necessária revisão do documento, prevista para 2025, depois que a implementação estiver consolidada.

O seminário contará com a participação de grandes referências da educação, como Maria Helena Guimarães, Presidente do Conselho Nacional de Educação e Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), e o professor Manoel Humberto, presidente da Uncme, além do especialista internacional em currículos, Dave Peck. Também trará a visão da ponta, das secretarias estaduais e municipais e dos professores, com a participação dos secretários Rossieli Soares (SP), Kátia Schweickardt, secretária de Manaus (AM) e o professor Luiz Felipe Lins, vencedor do Prêmio Professor Nota 10 de 2020.

Durante o seminário, ainda será lançado o Observatório da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, uma plataforma pública que vai reunir dados, análises e informações para dar visibilidade ao avanço da implementação nas redes e nas políticas nacionais.

Confira a programação:

10h00: Lançamento do Observatório da Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio

10h35: A BNCC e o Novo Ensino Médio encontram seu caminho em 2020

11h40: O futuro da BNCC: como e quando deveria se dar a revisão da BNCC? Recomendações a partir das evidências e da experiência internacional

12h25: Encerramento