Formação para comunicadores tem foco na BNCC e no Novo Ensino Médio

Programa de formação do Consed e Undime reuniu assessores de 23 estados e do DF para discutir e fortalecer a comunicação e o engajamento das redes em regime de colaboração

Aconteceu esta semana, de 3 a 6 de junho, o primeiro encontro de Formação em Comunicação e Engajamento, que reuniu em São Paulo assessores de comunicação de 23 estados e do Distrito Federal, além de representantes da Undime. Um dos principais objetivos da formação é fortalecer a comunicação das redes para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio.

O programa de formação é uma iniciativa do Consed, em parceria com a Undime, Fundação Lemann, Movimento pela Base, Instituto Inspirare e Fundação Roberto Marinho.

“Entendemos aqui como a comunicação é fundamental para a construção e a implementação de uma política pública e de Estado como a BNCC”, afirmou Goreth Souza, secretária estadual de Educação do Amapá, que lidera a Frente de Comunicação e Engajamento do Consed. O encontro contou com a participação de Rossieli Soares, secretário estadual de Educação de São Paulo e ex-Ministro da Educação.

Anna Penido, diretora do Inspirare, conduziu as oficinas de formação durante dois dias, quando os participantes puderam aprender e construir ferramentas para aproximar as secretarias de escolas e professores. Também puderam refletir e buscar formas de informar e engajar os municípios sobre os novos currículos, as formações de professores (da Educação Infantil e Ensino Fundamental) e na construção curricular do Novo Ensino Médio, que acontecem em regime de colaboração.

O programa de formação prevê pelo menos mais um encontro presencial, em Brasília, no segundo semestre. Também devem acontecer webconferências periódicas, para que o grupo compartilhe as ações realizadas nas suas redes a partir das ferramentas desenvolvidas nas oficinas, além de poderem tirar dúvidas e trocar outras experiências.