Em 2018, estados e municípios se mobilizaram na reelaboração de seus currículos para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental à luz da Base Nacional Comum Curricular. Em 2019, o processo de implementação avança e é hora de repensar a formação continuada dos professores alinhada aos referenciais curriculares e à BNCC.
O quarto capítulo do Guia de Implementação é inteiramente dedicado à formação continuada. Mas além dele, o Movimento Pela Base produziu outros quatro documentos, que podem ajudar as secretarias de educação, diretores escolares e coordenadores pedagógicos a planejarem o modelo de formação mais adequado às suas redes. Confira abaixo ou baixe os materiais aqui:
Critérios da Formação Continuada para os referenciais curriculares alinhados à BNCC – documento destinado a secretarias, equipes formadoras e gestores escolares, tem como objetivo apresentar critérios fundamentais para pensar e organizar a formação continuada para os currículos alinhados à BNCC
Orientações para a etapa de Diagnóstico da Formação Continuada – documento que tem como objetivo aprofundar as orientações do Guia e instrumentalizar as equipes centrais da formação para a realização do diagnóstico.
Orientações para as etapas de Monitoramento e Avaliação da Formação Continuada – documento destinado a aprofundar as orientações do Guia e instrumentalizar as equipes centrais da
formação para a realização do monitoramento e da avaliação