Consed encerra 1º encontro formativo para construção dos currículos do Novo Ensino Médio

Entre os dias 10 e 12 de junho, cerca de 150 técnicos das Secretarias Estaduais de Educação de todo o país se reuniram em São Paulo para o 1º encontro da frente Currículo e Novo Ensino Médio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed). O grupo participou de debates e oficinas com o objetivo de nivelar as informações sobre o Novo Ensino Médio e planejar os próximos passos da implementação. Em 2019, o foco está na (re)elaboração dos currículos e nas definições sobre a nova arquitetura desta etapa da educação básica.

Foto: André Nery/ Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Os currículos do Novo Ensino Médio deverão ser compostos por dois blocos indissociáveis: a formação geral básica, que terá como referência as competências e habilidades descritas na BNCC, e itinerários formativos, que precisarão ser criados levando em conta os Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos.

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Ao longo dos três dias, o grupo teve a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a etapa do Ensino Médio da BNCC e as possibilidades de organização dos novos currículos e de estruturação dos itinerários formativos, com um viés prático e de construção colaborativa. Também houve momentos de troca entre os técnicos de cada secretaria e entre colegas que ocupam a mesma posição administrativa em diferentes redes.

Os técnicos conheceram, ainda, ferramentas para ajudá-los na realização de escutas e diagnósticos, uma etapa essencial do planejamento da implementação. “Acompanhando as discussões, pude ver o grau de comprometimento de vocês”, disse Suamy Vivecananda, secretário de Educação de Rondônia, no encerramento do evento. Outros encontros presenciais estão programadas para este ano, além de dezenas de webconferências.

Entre os cinco convidados por estado havia diferentes profissionais que vão contribuir em suas áreas de atuação. São coordenadores estaduais da implementação da BNCC, coordenadores de educação profissional, articuladores de itinerários formativos, coordenadores pedagógicos de educação em tempo integral e responsáveis pelo Ensino Médio nas secretarias.

Para a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Cecilia Motta, a iniciativa evidencia que os estados estão avançando na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio. “Demos uma clara demonstração desse movimento quando construímos os currículos da Educação Infantil e do Fundamental, em parceria com a Undime e o MEC. Agora, estamos cada vez mais comprometidos em dar continuidade a essa política de Estado porque acreditamos no seu poder de transformar a educação pública em algo melhor do que temos hoje”, afirmou ao Jornal do Consed.

“Este é só o primeiro passo de uma caminhada muito importante”, disse o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares da Silva, anfitrião do encontro. Ele é um dos coordenadores da frente no Consed, ao lado dos secretários Aléssio Trindade (Paraíba), Getúlio Marques (Rio Grande do Norte) e Suamy Vivecananda (Rondônia).

A Frente Currículo e Novo Ensino Médio é uma das estratégias de trabalho da Agenda da Aprendizagem, que reúne os temas considerados prioritários para estados e municípios. A agenda foi formulada pelo Consed, em março de 2019, em regime de colaboração com a Undime. A frente conta com o apoio de diversas organizações: Fundação Telefônica, Instituto Inspirare, Instituto Natura, Instituto Reúna, Instituto Sonho Grande, Instituto Unibanco, Itaú BBA, Movimento pela Base e Oi Futuro.