Ensino Fundamental | Educação Infantil

8 entre 10 professores percebem efeitos positivos da Base Nacional Comum Curricular no alinhamento de políticas educacionais

Realizado em todas as regiões do país, estudo aponta onde estão os principais avanços e gargalos para que as principais políticas de apoio à aprendizagem sejam alinhadas à BNCC

Oito em cada dez professores (78,4%) percebem coerência educacional total ou parcial entre os elementos pedagógicos de suas escolas e os novos currículos desenvolvidos a partir da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). É o que aponta uma pesquisa nacional realizada por iniciativa do Movimento pela Base, rede não governamental e apartidária de pessoas e instituições que desde 2013 se dedica a apoiar a construção e implementação de qualidade da BNCC e do Novo Ensino Médio, em parceria com a Fundação Lemann.

A pesquisa investigou a percepção de professores sobre a coerência entre as principais políticas educacionais envolvidas na implementação da BNCC e qque apoiam diretamente a aprendizagem. São elas: as formações continuadas dos professores, os materiais didáticos e as avaliações. A ideia foi entender o quanto esses elementos são coerentes com os currículos das redes, que já foram alinhados à BNCC como primeiro grande passo do processo de implementação.

A pesquisa também revelou que, na percepção dos professores, os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º) são os que apresentam menor coerência entre os elementos pedagógicos e a BNCC. Na avaliação geral, material didático e formação continuada foram apontados como os pontos de menor coerência com o currículo.

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