Imagem destaque

Quem Somos

Uma rede não governamental e apartidária de pessoas e instituições que, desde 2013, se dedica a apoiar e monitorar a construção e a implementação de qualidade da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Novo Ensino Médio.    

Missão

Garantir que todas as crianças e jovens brasileiros realizem seus direitos de aprendizagem, determinados na BNCC, para que alcancem pleno desenvolvimento e preparo para o exercício da cidadania.

Princípios

Valores

Aspirações e objetivos

Olhamos para o futuro, sem perder de vista o que urgente e necessário no presente. Sabemos que a implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio é um processo complexo, gradual e constante.

Nosso grande sonho é que todas as crianças, adolescentes e jovens estejam na escola com educação integral, conforme previsto na BNCC, contando com apoio efetivo para seu desenvolvimento pleno e preparo para o exercício da cidadania.

O foco para os próximos anos

Trabalhamos para que, ao final de 2026, as escolas tenham práticas pedagógicas alinhadas à BNCC que promovam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes com qualidade.

Para alcançar tais resultados, o foco de atuação do Movimento pela Base será em: Articulação política/técnica e advocacy, Engajamento e mobilização de atores-chave e Monitoramento da implementação nas redes e transparência.

Confiamos na BNCC como um caminho para promover a equidade na educação, diminuindo as diferenças econômicas, regionais e raciais. Cultivamos o olhar para a diversidade e para a igualdade em todas as nossas ações e trabalhamos pela e para a articulação do ecossistema, atuando em parceria, promovendo diálogos e construindo consensos tomando decisões a partir de evidências, com embasamento técnico e científico.

O que direciona o nosso trabalho:
Objetivos para os próximos anos

Qualidade e coerência

Acreditamos que todas as escolas e redes de ensino precisam ter currículos, formações continuadas, materiais didáticos e avaliações alinhadas à BNCC e ao Novo Ensino Médio, e com coerência entre si.

Para que esse objetivo seja realidade, seguiremos acompanhando de perto a implementação dessas políticas, promovendo insumos técnicos e ajudando a construir um sistema de educação mais coerente.

Sustentabilidade

Consideramos importante ter políticas indutoras alinhadas à BNCC e torná-las referência obrigatória para a construção das políticas educacionais brasileiras.

Para isso, continuaremos monitorando e articulando o alinhamento de políticas indutoras da BNCC e do Novo Ensino Médio e divulgando evidências para o aprimoramento das políticas.

Revisão da BNCC

Pretendemos garantir que a revisão da BNCC aconteça com qualidade e seguindo as normas vigentes, com o apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Para isso, vamos trabalhar para garantir um processo legítimo, com escuta ativa da comunidade escolar, sobretudo dos professores, e na produção de insumos técnicos e estudos de referência para o processo.

Fortalecimento Institucional

Lutamos para alcançar a sustentabilidade financeira do Movimento pela Base, trazer mais diversidade e inclusão para o time e consolidar uma reputação institucional que sustente os objetivos de impacto.

Para alcançar esse objetivo, iremos fortalecer a instituição, com um olhar cuidadoso para as pessoas e, os processos necessários para operarmos com sustentabilidade e eficiência.

Governança

Conselho Consultivo

Anna Penido

Diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação
Formada em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia (EUA) e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA
Ex-coordenadora do escritório da UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais Fellow Ashoka Empreendedores Sociais.

Beatriz Ferraz

Fundadora e diretora-executiva da Escola de Educadores
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com especializações na Universidade de Harvard, Fundação Lóczy e no Centro Internacional Loris Maluguzzi e fundadora e Diretora-Executiva da Escola de Educadores.

Carolina Campos

Diretora-executiva do Vozes da Educação
Professora e advogada com mestrado em Políticas Públicas
Pesquisadora associada CRPE/Teachers College da Universidade de Columbia (EUA)

Claudia Costin

Presidente do Instituto Singularidades
Diretora do CEIPE/FGV
Professora universitária da Fundação Getúlio Vargas-RJ e Harvard, Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais- CEIPE-FGV e ex- Diretora Global de Educação do Banco Mundial.

Lina Kátia Mesquita

Diretora-Executiva da Fundação CAEd
Vice-Diretora da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional) e membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.

Mariza Abreu

Consultora em educação
Foi professora na educação básica, Secretária Municipal de Educação em Caxias do Sul e Presidente da Undime/RS, além de Secretária da Educação do Rio Grande do Sul, vice-presidente da Região Sul do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), e consultora legislativa na área de educação da Câmara dos Deputados.

Rodrigo Mendes

Fundador e Diretor Executivo do Instituto Rodrigo Mendes
Aluno do curso de Liderança e Políticas Públicas para o século XXI na Kennedy School of Government – Harvard (EUA)
Membro do Young Global Leaders e empreendedor social Ashoka

Wesla Monteiro

Conselheira Deliberativa Mapa Educação
Graduada em pedadogia
Ex-Consultora Pedagógica do Todos pela Educação

Conselho Fiscal

Camila Anker

Rodolfo Luque

Júlia Rosas

Conselho Deliberativo

Doadores

Rede

Organizações Parceiras

Abave

Cenpec

Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação

Cieb

Comunidade Educativa Cedac

Consed

FGV Ceipe

Fundação Lemann

Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Fundação Roberto Marinho

Iede

Instituto Alana

Instituto Avisa Lá

Instituto Ayrton Senna

Instituto Iungo

Instituto Natura

Instituto Reúna

Instituto Rodrigo Mendes

Instituto Singularidades

Instituto Sonho Grande

Instituto Unibanco

Itaú Educação e Trabalho

Itaú Social

LEPES/USP

Movimento Colabora

Oi Futuro

Todos Pela Educação

Uncme

Undime

Vozes da Educação

Pessoas Físicas

Alexandre Schneider Ana Inoue Angela Dannemann Anna Helena Altenfelder Anna Penido Bárbara Born Beatriz Ferraz Carolina Campos Cláudia Costin Daniel Santos David Saad Denis Mizne Ernesto Faria Felipe Michel Braga Kátia Smole Lucia Dellagnelo Maria Helena Castro Maria Slemenson Priscilla Albuquerque Tavares Ricardo Henriques Rodrigo Mendes Tereza Perez Wesla Monteiro

Trabalhe conosco

Se você tem interesse em fazer parte de nossa equipe, envie uma mensagem e seu currículo para adm@movimentopelabase.org.br.

Imprensa

Para entrar em contato com nossa Assessoria de Imprensa, escreva para naima@movimentopelabase.org.br.