Norte

Penúltima audiência é cancelada em Belém (PA)

A Audiência Pública da região Norte sobre a parte do Ensino Médio da BNCC foi cancelada. Ela estava prevista para o dia 10 de agosto, em Belém (PA), mas a exemplo do que aconteceu em São Paulo (SP), protestos de professores e alunos impediram a realização da sessão. Pouco mais de uma hora após o horário previsto para o início da audiência, o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps, anunciou a revogação do evento.

Confira na íntegra a nota emitida pela assessoria de imprensa do CNE:

“CNE escuta estudantes da região norte, mesmo após cancelamento da audiência pública em Belém

Em uma sala ao lado de onde aconteceria a audiência, o presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, que também é o presidente da comissão que analisa a Base Nacional Comum Curricular no CNE, os relatores Chico Soares e Joaquim Neto – entre outros conselheiros- receberam cerca de 20 estudantes de Ensino Médio da região que relataram suas inquietações e dúvidas em relação às mudanças que os atingem diretamente. Foi um momento importante para que pudessem escutar e esclarecer as diversas dúvidas que envolvem questões de infraestrutura nas escolas, investimento na formação de professores, oportunidades iguais para alunos de escolas públicas e particulares, além da preocupação com o Enem.

A audiência foi cancelada por volta das 10h da manhã, após tentativas de negociação com professores e estudantes para que deixassem que os conselheiros ocupassem seus lugares e dessem início à Audiência Pública da Região Norte. Os manifestantes não deixaram o local e passaram a conduzir um debate no espaço que estava destinado à audiência até o fim da manhã, com o acompanhamento de um grupo de conselheiros.

Apesar de não ter acontecido da forma como foi planejada, o CNE considera que foi um momento importante já que a troca de ideias e as contribuições não deixaram de acontecer. Nesta reunião com os alunos, na conversa com professores e outros profissionais da educação, o objetivo de ouvir a sociedade sobre as questões relativas à BNCC e sobre as mudanças no Ensino Médio esteve presente.

O presidente do CNE lembra da importância do espaço de escuta que é a audiência púbica, citando um fato ocorrido na última audiência em Fortaleza representando a região nordeste. Um professor viajou mais de 10 horas para se inscrever para a fala e se manifestar contrariamente à BNCC e à Reforma do Ensino Médio. “Esta é a ideia das audiências públicas, dar voz a todos e o CNE, que está na fase de escutas, irá utilizar todas as contribuições em sua análise.” Deschamps também lembra que as audiências não são as únicas formas de contribuição, o CNE está recebendo representantes de instituições, além de uma área específica no site para opiniões sobre a BNCC e para download de documentos. As contribuições podem ser dadas até às 23h59 do dia 10 de setembro.”

A última audiência está prevista para o dia 14/9, em Brasília.