Parecer da BNCC: mais um passo importante

Mais um passo importante do processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi dado nesta quinta feira (7/12). Os relatores da comissão que analisa o texto no Conselho Nacional de Educação (CNE) apresentaram parecer favorável à aprovação do documento, que irá determinar as aprendizagens essenciais que todos os alunos têm o direito de aprender.

O parecer faz um resgate da legislação curricular do país e do processo de discussão na sociedade para construir o documento, bem como reconhece as desigualdades educacionais e o papel fundamental da BNCC para reduzi-las em todo o Brasil.

A sessão foi aberta e transmitida pela internet. Em um espaço de debate democrático, houve manifestações favoráveis e contrárias na plateia, recebidas com respeito pelos conselheiros.

Pela relevância do tema, a maioria (18 de 24) dos conselheiros votaram a favor de tratar a BNCC em regime de urgência. Três conselheiras pediram vistas e o pedido foi acatado. Agora todos contam com mais tempo para analisar o parecer, a resolução e seus anexos. Dando sequência ao processo, espera-se que uma nova reunião seja convocada já para a semana que vem.

O Movimento acredita que a BNCC é mais um passo fundamental para a melhoria da qualidade e equidade da educação brasileira. Depois de três anos de discussões, abertas a toda a sociedade, e já com um ano e meio de atraso, está na hora de seguir para a finalização do documento e a etapa mais importante, de garantir as condições para sua implementação nas redes e nas escolas.

Foto Laís Semis © Nova Escola