III Conferência do Mapa Educação aborda o Novo Ensino Médio

Débora Garofalo, Mafoane Odara e Tabata Amaral no painel de abertura da conferência do Mapa

O Novo Ensino Médio foi o grande tema da III Conferência do Mapa Educação, que aconteceu entre os dias 7 e 8 de dezembro, em São Paulo. O objetivo do evento foi debater a nova estrutura proposta para esta etapa, qualificando os jovens que fazem parte da rede a disseminarem informações e atuarem em suas respectivas cidades.

O evento teve início com uma palestra sobre o papel da mulher como agente transformador, que contou a participação da professora Débora Garofalo, da deputada Tabata Amaral e da gerente do Instituto Avon, Mafoane Odara. Ainda no sábado (7), o Movimento Pela Base participou conduzindo uma oficina sobre as mudanças que a BNCC e o Novo Ensino Médio trarão aos estudantes e aprofundando questões relativas à nova arquitetura proposta para a esta etapa. A oficina produziu perguntas destinadas ao ex-ministro da Educação e atual Secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, que apresentou uma palestra sobre o mesmo tema logo em seguida.

Outros membros do Movimento Pela Base também marcaram presença na conferência. Miguel Thompson, diretor da Fundação Santillana, realizou uma aula magna apresentando um panorama do Ensino Médio do Brasil. Claudia Costin, fundadora e diretora do CEIPE, da Fundação Getúlio Vargas, e Anna Inoue, assessora de Educação no Itaú BBA, debateram o futuro do ensino técnico na mesa Educação & Trabalho no Futuro.