Encontro de secretários de Educação é encerrado com seminário sobre a BNCC

Um seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) encerrou hoje (26/04) a programação de encontro de secretários estaduais e municipais, em Salvador (BA). Aos gestores, foi apresentado um histórico da construção da BNCC e o status de sua implementação nas redes estaduais e municipais, além dos próximos passos que serão realizados em regime de colaboração.

O seminário aconteceu no âmbito da reunião ordinária do Consed, que contou com a participação de diretores da Undime, e foi promovido em parceria com o Movimento pela Base.

Confira aqui série de 10 vídeos do Movimento pela Base que explica o Novo Ensino Médio.

A professora Kátia Smole, que já comandou a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, foi uma das ministrantes do seminário. Ela destacou que entre as principais tarefas para 2019 está a Formação de Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental à luz da BNCC e dos novos currículos, além da construção dos currículos do Ensino Médio.

De acordo com a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecilia Motta, a intenção do seminário foi nivelar os secretários em relação às ações de implementação da Base Comum. “Como houve muitas mudanças na gestão dos estados, precisávamos desse momento para que os novos gestores tomassem conhecimento de todo o processo de construção que foi feito em regime de colaboração com os municípios”.

Helio Daher, coordenador estadual da BNCC do estado de Mato Grosso do Sul, apresentou os avanços da implementação da BNCC desde 2017: todas as unidades da federação aprovaram currículos de referência para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, alinhados à BNCC, em regime de colaboração entre estados e municípios. Outras seis aguardam aprovação dos conselhos estaduais de educação. “Ficou claro para nós que não é possível construir currículo neste país sem estados e municípios sentarem para conversar”, afirmou ele.

Confira aqui vídeo com depoimentos das equipes da Undime e do Consed responsáveis pela implementação da BNCC

O secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou que a implementação da BNCC em regime de colaboração é um dos temas estratégicos da Agenda da Aprendizagem, documento norteador das ações conjuntas dos secretários municipais e estaduais pelos próximos dois anos. “E nós estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso de continuar esse trabalho”.