6 de março foi a data escolhida como Dia D da BNCC, professores, gestores e técnicos de educação de todo o Brasil se reuniram para estudar, entender e discutir o documento que vai redefinir os currículos e PPPs das escolas. A campanha foi uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com Consed e Undime, e conseguiu mobilizar estados e municípios de todos os cantos do Brasil, entre eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Após acompanhar as mobilizações, a secretária de estado do RN, Claudia Santa Rosa, considera o saldo do Dia D positivo. “Praticamente todos os estados se mobilizaram hoje, com programações bem diversas, porém alinhadas à proposta do MEC. O retorno dos secretários é que foi um dia importante e bastante produtivo”, comentou.
Pelas redes sociais, foi possível acompanhar a realização de encontros presenciais e webnários para disseminar informações essenciais sobre a BNCC. Logo cedo, a Undime –SP organizou uma videoconferência que contou com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Bezerra, do Secretário de Estado da Educação-SP, José Renato Nalini.
Na convocação das redes para o Dia D, o Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci e Presidente da UNDIME-SP, Luiz Miguel Martins Garcia afirmou que a campanha é “ação fundamental para a educação brasileira começar a implementação e a organizar os currículos a partir da BNCC”.
E ainda não acabou. Em algumas redes, as discussões vão se estender ao longo das próximas semanas. A Undime de Santa Catarina, por exemplo, anunciou que vai reunir a comunidade escolar no dia 20 de março.
O Movimento Pela Base preparou uma série de materiais que podem continuar auxiliando nas discussões sobre a BNCC. Confira:
Vídeo da Área de Ciências da Natureza
Vídeos da Área de Ciências Humanas