Confira o Guia de Gestores Escolares com orientações para a revisão dos PPs

Para que a BNCC e os novos currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental cheguem nas escolas a partir de 2020, a revisão dos projetos pedagógicos (PP) é uma etapa essencial. Ela está prevista para acontecer até o final deste ano: a meta do ProBNCC, programa do MEC de apoio à implementação da BNCC, é que 70% das escolas tenhas seus PPs revisados de acordo com os novos currículos em 2019.

O PP é um documento específico de cada escola e que orienta as ações da unidade ao longo de todo o ano. Ele precisa contemplar as demandas, cultura e realidade da escola e de sua comunidade, e ao mesmo tempo refletir as orientações dos currículos propostos pela rede na qual aquela escola está inserida. A chegada dos novos currículos alinhados à BNCC é uma excelente oportunidade para repensar ou definir, de forma coletiva e participativa, quais os propósitos da escola em relação aos alunos, às famílias e seus funcionários.

Para apoiar gestores escolares e suas equipes nesse processo, o Movimento pela Base apoiou a elaboração do Guia de Gestores Escolares, com orientações para a revisão dos PPs. O Guia descreve os elementos que não podem faltar em um PP de qualidade, além de orientações de como conduzir o processo de revisão.

Clique aqui para acessar o Guia para Gestores.

Além do Guia, o Movimento Pela Base também participou da produção de outros materiais para apoiar gestores escolares no processo de revisão dos PPs:

Aqui você acessa dois vídeos feitos por gestores de todo país explicando a estrutura dos PPs e a importância da revisão à luz dos novos currículos:

Aqui você acessa uma apresentação para usar na sua escola para sensibilizar e informar os professores sobre a BNCC, os novos currículos e como irão afetar a escola e os alunos: