Currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental

O alinhamento dos currículos é o primeiro passo para que as aprendizagens essenciais, determinadas pela BNCC, sejam incorporadas pelas escolas e façam parte do que os professores devem ensinar e as crianças, aprender.

27 referenciais curriculares estaduais alinhados à BNCC

 Todos os 26 estados e o Distrito Federal alinharam seus referenciais curriculares à BNCC,

em regime de colaboração com municípios. Os processos aconteceram entre 2018 e 2019, no âmbito do ProBNCC, o programa de apoio à implementação do MEC. A construção dos referenciais aconteceu por meio de consultas públicas, com contribuições de educadores em plataforma online e seminários.

3.656 municípios participaram da construção dos currículos estaduais

5,8 milhões de contribuições online

O regime de colaboração entre estados e municípios foi uma oportunidade para contemplar, nos referenciais estaduais, as especificidades regionais dentro de cada território, contextualizando as aprendizagens.

Currículos do Novo Ensino Médio

Os currículos do Novo Ensino Médio ainda estão em construção – sua arquitetura contemplará a BNCC e os itinerários formativos, conforme determina a Lei do Novo Ensino Médio. Neste novo arranjo, a BNCC é a parte comum e obrigatória; os itinerários formativos são a parte flexível, ou seja, os jovens poderão escolher o que estudar.

14 estados e DF realizaram consultas públicas sobre os currículos em processo de elaboração

São eles: AC, AL, AP, CE, DF, ES, GO, MG, MS, MT, PB, PE, RR, SC e SE.

São Paulo já homologou o currículo do Novo Ensino Médio

 

A BNCC é uma oportunidade para alinhar os elementos do sistema educacional aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, o tornando, assim, mais coerente. Formação dos professores, materiais didáticos e avaliações são os principais elementos indutores da implementação.

Formação de professores

Diretrizes Nacionais de Formação de Professores

O documento foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação em novembro de 2019, por unanimidade, alinhado à BNCC.

Diretrizes Nacionais de Formação Continuada de Professores

Elaborado pelo Conselho Nacional de Educação, o documento está em revisão pelo MEC.

Avaliações

Saeb

Parte das matrizes do Saeb já foi alinhada à BNCC e aplicada em caráter amostral, em 2019:

2º ano – Língua Portuguesa e Matemática

9º ano – Ciências Humanas e Ciências da Natureza 

Em andamento: em maio de 2020, o Ministério da Educação publicou uma portaria que institui um novo formato para o Saeb, que deverá ser realizado anualmente e “tendo como objetivo aferir o domínio das competências e das habilidades esperadas ao longo da educação básica, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e as correspondentes diretrizes curriculares nacionais”.

Materiais didáticos 

Editais do PNLD

Educação Infantil

PNLD 2019 – materiais para os professores alinhados à terceira versão da BNCC chegam na escola.

PNLD 2022 – edital prevê materiais para professores e crianças. Ponto de atenção: apesar de afirmar que há alinhamento à BNCC, ainda não fica claro como materiais impressos com foco em alfabetização conversam com os campos de experiências e outras determinações da BNCC, como interagir e brincar. 

Anos Inicias

PNLD 2019 – livros alinhados para professores e estudantes chegam na escola

Anos Finais

PNLD 2020 – livros alinhados para professores e estudantes chegam nas escolas. 

Ensino Médio

O edital PNLD 2021 para Ensino Médio também foi alinhado à BNCC. Publicado em 2019, deve começar a chegar às escolas a partir de 2021. O edital prevê cinco objetos:

Objeto 1: Obras Didáticas de Projetos Integradores e de Projeto de Vida destinadas aos estudantes e professores do ensino médio. No momento, estão em processo de avaliação pelo MEC/FNDE. Chegarão às escolas em 2021.
Objeto 2: Obras Didáticas por Áreas do Conhecimento e Obras Didáticas Específicas destinadas aos estudantes e professores do ensino médio. No momento, estão em processo de elaboração. Chegarão às escolas em 2022.
Objeto 3: Obras de Formação Continuada destinadas aos professores e à equipe gestora das escolas públicas de ensino médio. No momento, estão em processo de elaboração. Chegarão às escolas em 2022.
Objeto 4: Recursos Digitais (cujo edital complementar deverá ser publicado em breve). Chegarão às escolas em 2022.
Objeto 5: Obras Literárias. No momento, estão em processo de elaboração. Chegarão às escolas em 2023.