Quem Somos

Somos uma rede não governamental e apartidária de pessoas e instituições, que desde 2013 se dedica a apoiar a construção e implementação de qualidade da BNCC e do Novo Ensino Médio.    

Nossa Missão

Trabalhar em parceria para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças e jovens brasileiros.

Nossos princípios

  • 01

    Acreditamos que a implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio contribui para promover uma educação integral e de qualidade, direito de todas as crianças e jovens brasileiros.

  • 02

    Entendemos que a implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio contribui para a coerência entre currículos, formação de professores, materiais didáticos e avaliações, potencializando, assim, a conquista dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

  • 03

    Defendemos que a implementação e a revisão da BNCC, conforme previsto em regulamentação, tenham qualidade técnica e legitimidade, com processos guiados por evidências e que considerem as perspectivas de estudantes, professores, gestores escolares, secretarias de educação e da sociedade em geral.

  • 04

    Valorizamos o regime de colaboração nas nossas iniciativas e relações com as redes e os parceiros.

  • 05

    Prezamos pela transparência e acompanhamento contínuo dos processos de implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio.

  • 06

    Consideramos que a implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio é de responsabilidade do poder público e das redes de ensino, com o apoio da sociedade civil.

  • 07

    Acreditamos na BNCC como instrumento de referência para a correção das defasagens.

Nossos valores

  • 01

    Comprometimento e paixão pela causa da BNCC

  • 02

    Busca por consensos na diversidade de visões e ideias

  • 03

    Escuta empática para construção e atuação colaborativas

  • 04

    Excelência técnica, com base em evidências

  • 05

    Foco nos resultados de impacto

Conselho

Conselho Consultivo

Beatriz Ferraz

Fundadora e diretora-executiva da Escola de Educadores

Claudia Costin

Diretora do CEIPE/FGV

Denis Mizne

CEO da Fundação Lemann

Diogo Jamra

Gerente de Articulação do Itaú Educação e Trabalho

Eduardo Deschamps

Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina

Katia Smole

Diretora do Instituto Reúna

Katia Schweickardt

Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Lina Katia Mesquita

Diretora-Executiva da Fundação CAEd

Mariza Abreu

Consultora em educação

Pilar Lacerda

Consultora em educação

Mantenedores

Fundação Lemann

Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Fundação Telefônica Vivo

Instituto Natura

Instituto Unibanco

Itaú Educação e Trabalho

Movimento Bem Maior

Doador

Fundação Roberto Marinho

Parceiros Institucionais

Abave

Espaço plural e democrático para o intercâmbio de experiências entre os acadêmicos e os implementadores da avaliação educacional.

Cenpec

Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e à participação no aprimoramento da política social.

Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação

Organização idealizada pela Fundação Lemann que tem como missão promover aprendizagem com equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.

Cieb

Organização dedicada a promover a cultura de inovação na educação pública brasileira.

Comunidade Educativa Cedac

Apoia profissionais da educação no desenvolvimento de conhecimentos e práticas que resultem na oferta de uma educação pública de qualidade.

Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação congrega, por meio de seus titulares, as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

FGV Ceipe

O Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais é um think-and-do-tank que tem como missão melhorar a gestão da política educacional para que o Brasil tenha uma educação básica equitativa, inovadora e de qualidade.

Fundação Lemann

Organização familiar sem fins lucrativos que desenvolve e apoia projetos inovadores em educação; realiza pesquisas para embasar políticas públicas no setor e oferece formação para profissionais da educação e para o aprimoramento de lideranças em diversas áreas.

Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Organização familiar sem fins lucrativos que atua pelo pleno desenvolvimento da criança na primeira infância (fase do nascimento até 6 anos). Dedica-se a atividades de conscientização da sociedade, mobilização de lideranças, apoio à qualificação da educação infantil e programas de atenção às famílias.

Fundação Roberto Marinho

Entidade sem fins lucrativos voltada para a educação e o conhecimento que contribui com o desenvolvimento da cidadania.

Iede

Centro de pesquisa em educação dedicado a utilizar dados e evidências para transformar a educação.

Instituto Alana

Organização de impacto socioambiental que promove o direito e o desenvolvimento integral da criança e ​fomenta​ novas formas de bem viver.

Instituto Avisa Lá

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como missão melhorar a qualidade da educação pública por meio do fortalecimento técnico dos profissionais de educação.

Instituto Ayrton Senna

Organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação.

Instituto Iungo

Instituto que apoia o desenvolvimento integral dos estudantes e a elaboração dos projetos de vida com iniciativas que buscam apoiar e valorizar os professores e gestores escolares.

Instituto Natura

Executa e apoia projetos voltados à melhoria da Educação Básica da rede pública, no Brasil e na América Latina, que sejam pautados na eficácia da aprendizagem, na equidade de resultados e na coesão social.

Instituto Reúna

Organização sem fins lucrativos dedicada a colaborar com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Instituto Rodrigo Mendes

Organização sem fins lucrativos que tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

Instituto Singularidades

Instituição de ensino superior, sem fins lucrativos, focada na formação de professores e profissionais de educação.

Instituto Sonho Grande

Organização sem fins lucrativos que trabalha em colaboração com estados e terceiro setor para a melhoria da qualidade do ensino das redes públicas.

Instituto Unibanco

Visa ampliar as oportunidades educacionais dos jovens em busca de uma sociedade mais justa e transformadora, focando sua atuação na melhoria do Ensino Médio.

Itaú Educação e Trabalho

Por meio do apoio e do incentivo à implementação de políticas públicas, o Itaú Educação e Trabalho busca a melhoria da qualidade da educação, sobretudo na formação para o mundo do trabalho.

Itaú Social

Desenvolve diversos programas comprometidos com a melhoria da educação pública brasileira.

LEPES/USP

Laboratório que desenvolve pesquisas e faz avaliações de impacto de políticas sociais e programas específicos das áreas de desenvolvimento infantil, desenvolvimento socioemocional, gestão escolar e violência e criminalidade

Movimento Colabora

Colabora para o fortalecimento da governança e pela expansão das ações cooperativas entre os entes federados em políticas públicas de educação

Oi Futuro

Instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que atua para a criação de novos futuros com mais diversidade e inclusão.

Todos Pela Educação

Movimento da sociedade brasileira que tem como missão contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o País assegure a todas as crianças e jovens o direito a Educação Básica de qualidade.

Uncme

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação foi criada em 1992 e defende a concepção de Conselhos de Educação como órgãos de Estado, de participação, representatividade e controle social.

Undime

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação é uma associação civil, fundada em 1986, que reúne dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Uncme

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

Vozes da Educação

Consultoria de Inteligência Emocional, formada por profissionais que acreditam no potencial transformados do chão da escola.

Rede

Alexandre Schneider

Ana Inoue

Angela Dannemann

Anna Helena Altenfelder

Anna Penido

Bárbara Born

Cláudia Costin

Daniel Santos

David Saad

Denis Mizne

Ernesto Faria

Felipe Michel Braga

João Alegria

Kátia Smole

Lucia Dellagnelo

Maria Helena Castro

Maria Slemenson

Priscilla Albuquerque Tavares

Ricardo Henriques

Rodrigo Mendes

Tereza Perez

Conceito

Entenda em profundidade as ideias e os princípios defendidos pelo Movimento pela Base Nacional Comum no Documento Conceito

Baixar Documento necessidade-e-construcao-base-nacional-comum.pdf - Arquivo PDF de 71,5Kb