• Ir para o conteúdo principal
  • Ir para o menu
  • Ir para o rodapé
  • Exibir site em alto contraste
  • Página de acessibilidade
Logo Movimento pela Base
  • Início
  • Quem somos
  • Sobre a BNCC
    Acervo da construção Dúvidas Frequentes Linha do tempo Baixe a BNCC Arquivo PDF de 2,91MB
  • Para Implementar
  • Observatório
  • Facebook do Movimento Pela Base
  • Twitter do Movimento Pela Base
  • Youtube do Movimento Pela Base
  • Instagram do Movimento Pela Base
TRILHA

Ensino Médio

Entenda como funciona a parte comum e a flexível, dentro da proposta do Novo Ensino Médio, e qual é o papel da BNCC nesse arranjo

Baixar trilha completa
  • Compartilhar no Facebook em nova janela
  • Compartilhar no Twitter em nova janela
  • Compartilhar no Whatsapp em nova janela
  • Compartilhar no Linkedin em nova janela
  • Compartilhar por e-mail em nova janela
Voltar ao item anterior
1 A ESTRUTURA 2 A PARTE COMUM 3 OS ITINERÁRIOS 4 A IMPLEMENTAÇÃO
Ir ao próximo item

1 A ESTRUTURA

O Novo Ensino Médio propõe uma nova estrutura para esta etapa: mais flexível, mais integrada e mais conectada com os interesses dos estudantes. Para entender melhor como ela se organiza, consulte:

Infográficos sobre Novo Ensino Médio

Três infográficos resumem as principais mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio em Profundidade

Série com 10 vídeos que explicam a proposta do Novo Ensino Médio, desde a estrutura ao papel da BNCC 

2 A PARTE COMUM

A BNCC vai orientar a elaboração da formação geral básica, parte comum e obrigatória dos novos currículos do Ensino Médio. Saiba mais sobre como o documento foi construído, sua estrutura e sua proposta de desenvolvimento integral dos jovens:

Base Comentada do Ensino Médio do Instituto Reúna

Ferramenta que traduz, comenta e explica as competências e habilidades de cada área de conhecimento

3 OS ITINERÁRIOS

Os itinerários formativos compreendem um conjunto de unidades curriculares que os estudantes poderão escolher, a partir do seu interesse e da capacidade de oferta das redes e escolas, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais áreas do conhecimento e/ou na formação técnica e profissional, nos novos currículos de Ensino Médio. Para saber mais, consulte:

Desafios e possibilidades para o desenvolvimento da educação profissional técnica no Brasil – Resumo

Sumário executivo, com os principais pontos do estudo de Marcelo Feres

Referenciais Curriculares para Elaboração dos Itinerários Formativos

Guia explica quais são os objetivos dos itinerários formativos, quais são seus eixos estruturantes e o que deve ser...

4 A IMPLEMENTAÇÃO

Entenda o que é preciso para colocar em prática a proposta do Novo Ensino Médio e veja como as redes podem se organizar

Guia de Implementação do Novo Ensino Médio

Guia para apoiar as redes, com caminhos para a construção da nova estrutura para o Ensino Médio

Parâmetros de Qualidade para Avaliação do Currículo do Ensino Médio do Instituto Reúna

Rubricas de avaliação para leitura crítica dos novos currículos do Ensino Médio

A Estrutura
Baixar trilha completa
Os Intinerários Formativos
MAPA DO SITE
  • Início
  • Quem somos
  • Sobre a BNCC - Dúvidas frequentes
  • Sobre a BNCC - Linha do tempo
  • Para Implementar
  • Observatório
  • Notícias
MAPA DO SITE
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram

Movimento Pela Base. Todos os direitos reservados. 2021

Ir para o site da desenvolvedora do site - Sintrópika Logo Sintropika