Em meio à suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, a educação deve mobilizar ainda mais atenção dos novos gestores municipais, que assumirão em janeiro de 2021. O replanejamento do calendário escolar ou o planejamento da reabertura das escolas está na pauta dos novos prefeitos – e a BNCC e os novos currículos são referenciais essenciais para apoiar essas ações. Por isso, é fundamental garantir a continuidade da implementação desta política pública na transição e nos planos das futuras gestões municipais.

O primeiro passo deve ser entender qual é a situação da implementação da BNCC em cada rede, a partir da homologação dos novos currículos. O documento Eleições municipais: o que os novos gestores precisam saber (e fazer) sobre a implementação da BNCC para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, elaborado pelo Movimento Pela Base, com apoio técnico da consultora em Educação Mariza Abreu, aponta as medidas necessárias para garantir que a BNCC continue caminhando em cada município e servindo como referência para a garantia das aprendizagens essenciais a todos os estudantes.

A implementação da BNCC nos municípios é um dos temas abordados pelo Educação Já Municípios, iniciativa do Todos Pela Educação. O material aponta desdobramentos importantes estabelecidos na agenda Educação Já*, lançada em 2018, no contexto das novas gestões municipais.