Redes de EI e EF

Guia de Regulamentações apoia municípios na aprovação dos currículos

Currículos de EI e EFEducação InfantilEnsino FundamentalMateriais de apoio

No  dia 6 de agosto foi lançado o Guia das Regulamentações, uma iniciativa da Uncme para orientar a homologação, pelos municípios, dos currículos alinhados à BNCC. O documento traz orientações e referências para o processo de regulamentação dos novos currículos em oito passos:

1. Estruturar uma governança;

2. Verificar se o município tem sistema de ensino próprio;

3. Decidir pelo documento curricular de referência a ser usado pelo sistema de ensino;

4. Iniciar o processo no Conselho Municipal de Educação;

5. Análise do Conselho Municipal sobre o Documento Proposto;

6. Elaboração de ato normativo de regulamentação pelo Conselho Municipal de de Educação;

7. Comunicação do processo de implementação de BNCC e

8. Monitoramento da implementação do documento aprovado.

A publicação foi lançada durante uma webconferência organizada pela Uncme,  da qual participaram o professor Manoel Humberto Gonzaga, presidente nacional da Uncme, Hudson César Veiga Feitosa, articulador nacional da Uncme para a BNCC, professora Cecilia Motta, presidente do Consed, professor Eduardo Ferreira da Silva, presidente da Undime Mato Grosso, professor Osvaldir Ramos, presidente do Foncede e professor Eduardo Deschamps, consultor técnico do Guia.

Durante o lançamento, o professor Manoel lembrou que as quatro entidades – Uncme, Undime, Consed e Foncede “representam a discussão nacional sobre a implementação da BNCC”.

O processo de construção conjunta, para Deschamps, foi o que fez a diferença na elaboração do guia: ‘Foi a partir da escuta da Uncme que identificamos a necessidade de mostrar caminhos diferentes para as redes que têm sistema de ensino próprio e para as que não têm”, explica. Ele também chamou a atenção para a complementaridade entre o Guia das Regulamentações e o Guia de Implementação da BNCC, lançado logo após a homologação da BNCC para as etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Acesse o Guia das Regulamentações aqui e confira abaixo como foi a live de lançamento:

https://youtu.be/HEXoZwLwLC8