Análises da 2ª versão

Sistematização das leituras críticas da 2ª versão

O Movimento reuniu todos os insumos produzidos pelas leituras críticas da 2ª versão da Base. Confira!

Análises da 2ª versão

Seminários estaduais: as contribuições dos professores para a BNCC

Organizados pelo Consed e pela Undime para analisar a segunda versão da Base, os seminários contaram com mais de 9 mil participantes. Confira os resultados.

Análises da 2ª versão

O Movimento faz uma análise crítica da segunda versão da BNCC

O Movimento pela Base avalia que houve avanços significativos em relação à primeira versão do documento, mas destaca que ainda é preciso melhorar em pontos como coerência e clareza.

Análises da 2ª versão

“A segunda versão precisa, sobretudo, de enxugamento”, diz Magda Soares

A professora emérita da UFMG e outros membros do Movimento pela Base analisam os avanços e destacam pontos críticos da segunda versão da BNCC.

Análises da 2ª versão

Análise dos textos introdutórios da BNCC pela Acara

Os especialistas em currículo da Austrália fazem recomendações para melhorar ainda mais três pontos do documento: clareza, coerência e o uso consistente de termos.

Análises da 2ª versão

Análise dos textos introdutórios pela Curriculum Foundation

Melhor, a segunda versão da BNCC reflete o trabalho de todos os envolvidos. Mas ainda há muito a fazer para garantir que o texto final seja da mais alta qualidade.

Análises da 2ª versão

Educação Infantil: análise dos especialistas do Movimento

Grupo aponta as mudanças mais significativas da etapa e elenca os principais desafios para a próxima revisão do documento.

Análises da 2ª versão

História: análise da Acara

Tracey McAskill, especialista australiana em currículo, fez uma análise da segunda versão da BNCC. Confira suas observações.

Análises da 2ª versão

Língua Portuguesa: análise da Curriculum Foundation

Especialistas da organização apontam pontos fortes deste componente e os que ainda precisam melhorar.

Análises da 2ª versão

Língua Portuguesa: análise da ACARA

Dra. Tracey McAskill e Kim Reid, da ACARA - A Dra. Tracey McAskill, da ACARA - Autoridade Australiana de Currículo, Avaliação e Relatório, fazem uma análise da segunda versão preliminar da Base para a área de Língua Portuguesa. O documento completo, em português, pode ser lido neste link.

Análises da 2ª versão

Língua Portuguesa: análise de Sheila Byrd

Sheila Byrd Carmichael, redatora do Common Core norte-americano, faz uma análise da Base Nacional Comum na área de Língua Portuguesa. O documento completo, em português, pode ser lido aqui.

Análises da 2ª versão

Língua Portuguesa: análise do Cenpec

O Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária apresenta suas sugestões para a versão preliminar da Base Nacional avançar e melhorar.

Análises da 2ª versão

Ciências da Natureza: análise do Curriculum Foundation

Especialistas da organização britânica Curriculum Foundation sugerem melhorias para a segunda versão preliminar da Base Nacional Comum na área de Ciências da Natureza. documento completo, traduzido, pode ser lido neste link.

Análises da 2ª versão

Ciências da Natureza: análise da ACARA

John Pedrazzini, da ACARA - Autoridade Australiana de Currículo, Avaliação e Relatório, fez uma análise da segunda versão preliminar da Base na área de Ciências da Natureza. O documento completo, traduzido, pode ser lido neste link.

Análises da 2ª versão

Ciências da Natureza: análise da Stanford Univeristy

Paulo Blikstein e Tatiana Hochgreb-Haegele, que integram o Centro Lemann em Stanford (EUA), realizaram uma análise crítica sobre a área de Ciências da Natureza da segunda versão preliminar da Base Nacional. Neste link é possível ler o material completo apresentado por eles.

Análises da 2ª versão

Matemática: recomendações da ACARA

Susan Barton Johnson, da ACARA - Autoridade Australiana de Currículo, Avaliação e Relatório, fez uma análise da segunda versão preliminar da Base para a área de Matemática. O documento completo, traduzido, pode ser lido neste link.

Análises da 2ª versão

Matemática: recomendações do Curriculum Foundation

Especialistas da organização britânica Curriculum Foundation sugerem melhorias para a segunda versão preliminar da Base Nacional Comum na área de Matemática. O documento completo, em português, pode ser lido neste link.

Análises da 2ª versão

Matemática: análise de Phil Daro

Philip Daro, redator do Common Core Mathematics, apresenta comentários e sugestões sobre a 2ª versão da Base Nacional Comum Curricular.

Análises da 2ª versão

Segunda Versão Preliminar – Base Nacional Comum Curricular

No dia 03 de maio de 2016, o MEC publicou a proposta preliminar da segunda versão da Base Nacional Comum Curricular. Confira o documento completo.