+
Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades da Base Nacional Comum
Experiências, ideias, debates, estudos e pesquisas nacionais e internacionais para alimentar e enriquecer o processo de construção e implementação da BNCC.
Análises da 2ª versão
O Movimento reuniu todos os insumos produzidos pelas leituras críticas da 2ª versão da Base. Confira!
Organizados pelo Consed e pela Undime para analisar a segunda versão da Base, os seminários contaram com mais de 9 mil participantes. Confira os resultados.
O Movimento pela Base avalia que houve avanços significativos em relação à primeira versão do documento, mas destaca que ainda é preciso melhorar em pontos como coerência e clareza.
A professora emérita da UFMG e outros membros do Movimento pela Base analisam os avanços e destacam pontos críticos da segunda versão da BNCC.
Os especialistas em currículo da Austrália fazem recomendações para melhorar ainda mais três pontos do documento: clareza, coerência e o uso consistente de termos.
Melhor, a segunda versão da BNCC reflete o trabalho de todos os envolvidos. Mas ainda há muito a fazer para garantir que o texto final seja da mais alta qualidade.
Grupo aponta as mudanças mais significativas da etapa e elenca os principais desafios para a próxima revisão do documento.
Tracey McAskill, especialista australiana em currículo, fez uma análise da segunda versão da BNCC. Confira suas observações.
Especialistas da organização apontam pontos fortes deste componente e os que ainda precisam melhorar.
Dra. Tracey McAskill e Kim Reid, da ACARA - A Dra. Tracey McAskill, da ACARA - Autoridade Australiana de Currículo, Avaliação e Relatório, fazem uma análise da segunda versão preliminar da Base para a área de Língua Portuguesa. O documento completo, em português, pode ser lido neste link.
Sheila Byrd Carmichael, redatora do Common Core norte-americano, faz uma análise da Base Nacional Comum na área de Língua Portuguesa. O documento completo, em português, pode ser lido aqui.
O Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária apresenta suas sugestões para a versão preliminar da Base Nacional avançar e melhorar.
Especialistas da organização britânica Curriculum Foundation sugerem melhorias para a segunda versão preliminar da Base Nacional Comum na área de Ciências da Natureza. documento completo, traduzido, pode ser lido neste link.
John Pedrazzini, da ACARA - Autoridade Australiana de Currículo, Avaliação e Relatório, fez uma análise da segunda versão preliminar da Base na área de Ciências da Natureza. O documento completo, traduzido, pode ser lido neste link.
Paulo Blikstein e Tatiana Hochgreb-Haegele, que integram o Centro Lemann em Stanford (EUA), realizaram uma análise crítica sobre a área de Ciências da Natureza da segunda versão preliminar da Base Nacional. Neste link é possível ler o material completo apresentado por eles.
Susan Barton Johnson, da ACARA - Autoridade Australiana de Currículo, Avaliação e Relatório, fez uma análise da segunda versão preliminar da Base para a área de Matemática. O documento completo, traduzido, pode ser lido neste link.
Especialistas da organização britânica Curriculum Foundation sugerem melhorias para a segunda versão preliminar da Base Nacional Comum na área de Matemática. O documento completo, em português, pode ser lido neste link.
Philip Daro, redator do Common Core Mathematics, apresenta comentários e sugestões sobre a 2ª versão da Base Nacional Comum Curricular.
No dia 03 de maio de 2016, o MEC publicou a proposta preliminar da segunda versão da Base Nacional Comum Curricular. Confira o documento completo.
Movimento pela Base Nacional Comum. Todos os direitos reservados. 2017