Ontem, 01/07, a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo encaminhou ao Conselho Estadual de Educação de São Paulo a versão final do currículo do Ensino Médio. O texto será revisado pelo Conselho e então seguirá para homologação do secretário.

Este ano, a construção curricular, que faz parte da implementação da BNCC, a  Base Nacional Comum Curricular, e do Novo Ensino Médio, avança nos estados. 15 deles já submeteram seus referenciais curriculares a consultas públicas. O estado de São Paulo foi o primeiro estado a enviar o currículo para aprovação do Conselho de Educação Estadual.

O novo currículo paulista foi construído de maneira conjunta, com seminários regionais que envolveram mais de 160 mil estudantes e 18 mil professores. O documento está alinhado à BNCC e às diretrizes para construção dos itinerários formativos. “(O currículo) busca transformar e dar mais sentido à etapa final da educação básica, elevando índices de aprendizagem e diminuindo taxas de evasão”, de acordo com nota divulgada pela Secretaria.

A implementação ocorrerá de forma escalonada: a partir de 2021, aos alunos das 1ª séries do ensino médio. Em 2022, aos alunos das 1ª e 2ª séries e, por fim, em 2023, aos estudantes de todo o ciclo.

A estrutura do currículo

O currículo paulista do Ensino Médio foi estruturado em duas vertentes: a formação básica de todas as áreas do conhecimento e a dos itinerários formativos. A oferta de itinerários formativos irá acontecer para todas as turmas de ensino médio, inclusive nas escolas do Programa de Ensino Integral (PEI), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no ensino médio noturno.

Os alunos deverão escolher o itinerário formativo de acordo com seu projeto de vida e as possibilidades ofertadas pelas escolas. Eles terão 11 opções:

– Quatro áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza);

– Formação técnica e profissional;

– Seis áreas do conhecimento integradas (linguagens e matemática; linguagens e ciências humanas; linguagens e ciências da natureza; matemática e ciências humanas; matemática e ciências da natureza; ciências humanas e ciências da natureza).

Os componentes do Inova Educação, como as disciplinas eletivas, tecnologia e inovação e projeto de vida, também farão parte dos itinerários.

O aprofundamento curricular a ser ofertado na escola será uma decisão da equipe gestora junto aos professores a partir do estudo de demanda feito com os estudantes.