Pandemia Covid-19

Coronavírus e aulas suspensas: materiais para apoiar os estudos em casa

Ações na pandemiaEducação InfantilEnsino FundamentalEnsino MédioMateriais de apoio

 

A pandemia causada pela disseminação do novo coronavírus alterou drasticamente a rotina de todos. Inclusive das escolas, que suspenderam as atividades presenciais. Ainda assim, as redes têm se mobilizado, dentro do possível, para dar continuidade às aulas de maneira remota e cumprir as aprendizagens e conteúdos previstos em cada etapa.

Essa mudança implica, do lado dos gestores e professores, em adaptar atividades, práticas, formas de avaliar a aprendizagem e rever todo o planejamento para o semestre. E do lado dos pais, em criar uma rotina de estudos e apoiar a realização das aulas e atividades em casa.

Para contribuir com os esforços de todos neste empreitada, fizemos uma seleção de materiais alinhados à BNCC que podem ser úteis:

Trilhas: seleção dos principais materiais de apoio para professores e gestores, organizados em forma de percurso, para que possam compreender os fundamentos da BNCC e do Novo Ensino Medio, e como colocá-los em prática:

Ensino Médio: https://bit.ly/TrihaEM

Educação Infantil: http://bit.ly/TrilhaEI

Desenvolvimento Integral: http://bit.ly/TrilhaCompGerais

BNCC em Profundidade: série de vídeos explicativos sobre a BNCC, que abordam desde a importância do documento até as 10 competências gerais e as principais mudanças propostas para cada componente. Na série de vídeos sobre o Ensino Médio, há também informações sobre a Reforma da etapa:

Educação Infantil/ Ensino Fundamental: https://bit.ly/3aJbYHi

Ensino Médio: https://bit.ly/2WXhH8p

Keyshifts: levantamento das principais mudanças trazidas pela BNCC para o Ensino Fundamental:

Educação Infantil: http://bit.ly/39ldRcw

Língua Portuguesa:http://bit.ly/2I8iXx2

Matemática:http://bit.ly/2IjuZ6Z

Ciências da Natureza: http://bit.ly/38bgiNq

História: http://bit.ly/2Pyc5gE

Geografia: http://bit.ly/2wcm30d

Artes: http://bit.ly/2T9iEIs

Educação Física: http://bit.ly/2VAoOmC

Guia de professores: material elaborado para apresentar a BNCC aos professores e responder às principais dúvidas sobre o que o documento muda na prática https://bit.ly/2w2DO2h 

Guia de Gestores Escolares: traz orientações para o planejamento da formação dos professores e para o processo de revisão dos Projetos Político Pedagógicos http://bit.ly/34rh0UZ