O que é e não é a Base Nacional Comum

A BNCC não é currículo

É um referencial obrigatório para os currículos das redes estaduais, municipais e particulares do país. A BNCC traz, portanto, aprendizagens comuns a todos os brasileiros. Os currículos deverão contemplar o que a Base diz, porém, cabe a cada um.

A BNCC não é a única solução para a Educação brasileira

É uma oportunidade para que várias soluções sejam pensadas e realizadas. Ao deixar claro o que os alunos brasileiros devem aprender (e considerando altas expectativas de aprendizagem), a BNCC pode ajudar a diminuir as desigualdades educacionais e a melhorar a qualidade da Educação.

Desde 2015, o Ministério da Educação conduz o processo de construção da BNCC de forma colaborativa e democrática

A primeira versão passou por consulta pública online e recebeu mais de 12 milhões de contribuições. A segunda versão rodou o país em seminários estaduais organizados pelo Consed e pela Undime e que reuniu mais de 9 mil sugestões de professores. A terceira versão foi entregue ao Conselho Nacional de Educação no dia 6 de abril de 2017.

A BNCC não é uma política de governo ou partido

Ela é uma política de Estado, prevista no Plano Nacional de Educação, na lei de Diretrizes e Bases, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Constituição de 1988.